Novas regras para Boletos e Doc passam a valer a partir de janeiro.

Em 2024, o cenário de pagamentos e transferências bancárias do Brasil vai passar por uma transformação significativa.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em parceria com Núclea, empresa de tecnologia do setor financeiro, anunciaram mudanças nas regras para boletos e DOC.

A justificativa para as mudanças é concorrência com o PIX criado em 2020 pelo Bacen (Banco Central), o PIX teve uma ascensão meteórica e se consolidou como o método de pagamento preferidos dos brasileiros, ultrapassando até mesmo os tradicionais cartões de crédito.

A facilidade, agilidade e recebimento quase que imediato dos valores fizeram com que o PIX atingisse um recorde de 160 milhões de transações em um único dia.

E são essas vantagens do PIX que a mudanças nos boletos visam replicar.

Boletos: pagamentos serão processados no mesmo dia (D+0)

A partir de 19 de janeiro de 2024, os pagamentos feitos com boletos serão processados no mesmo dia, conhecido como D+0. E para que isso seja possível, a etapa de liquidação será feita em dois horários distintos no decorrer da tarde. 

No início da transição do prazo, até 40% de todos os boletos pagos enviados para compensação serão liquidados no mesmo dia.

A expectativa da Febraban é que o percentual aumente gradativamente até comtemplar todos os pagamentos ainda em 2024.

Atualmente, o processamento do pagamento pode levar até 1 dia útil (D+1).

Mais liquidez e agilidade

Esta atualização é benéfica tanto para quem paga quanto para quem recebe através de boletos.

Para credores como o varejo eletrônico, e-commerce, indústrias ou distribuidoras, que o envio das mercadorias depende da confirmação do pagamento, a mudança vai trazer maior liquidez e melhor experiência para clientes e agilidade nas entregas.

O Fim do DOC

Paralelamente, 2024 marcará também o fim do DOC.

Ativo desde 1985, o DOC deixará de ser oferecido pelos bancos em 29 de fevereiro de 2024. Pessoas físicas e jurídicas terão até 15 de janeiro para agendar envios até a data de encerramento do serviço.

Outra modalidade de transferência que será descontinuada será o TEC (Transferência Especial de Crédito) feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios aos funcionários.

Experiência do cliente e transformação digital

As mudanças a serem implementadas nos boletos impactam diretamente a experiência de compra do cliente , e são um exemplo do uso da tecnologia para a evolução de serviços já existentes.

E você também deve utilizar a tecnologia para melhorar a experiência do seu cliente que precisa realizar pagamento via boletos.

Por isso a Simplifica+ aposta na transformação digital oferecendo a solução de autoatendimento 2ª via do boleto.

Agora os seus clientes podem emitir a 2ª via de boletos atualizadas com apenas um clique, sem a necessidade de interação humana, no portal de autoatendimento que funciona 24h por dia, 7 dias por semana.

A solução de autoatendimento 2ª via do boleto já facilitou 1bi em pagamentos e emite mais de 500 mil segundas vias de boletos por mês.

Agende uma demonstração agora mesmo.

Fale com vendas

Estamos prontos para oferecer um diagnóstico gratuito para alavancar sua eficiência.

Fale com o suporte

Conte com o nosso time para resolver as suas dúvidas.